
Gan tea
Por que o cheiro do solo após a primeira chuva é tão bom?
A chuva é uma benção!
A sensação da chuva caindo e inebriando os nossos sentidos é uma memória ativa. Quem não já teve uma experiência única e especial relacionada a chuva?
Sabe o "cheiro" daquela chuva, aquela chuva refrescante molhando o solo seco. Este aroma que nos encanta provém da chuva que atinge o solo e muitos de nós, estamos familiarizados com esse cheiro, mas por que esse " cheiro de chuva" é tão maravilhoso e nos encanta?
Se a água em si é inodora, então, qual o segredo por trás desse odor?
A resposta ou melhor a palavra, conceito, emoção é Petrichor !
Petrichor é o perfume terroso produzido quando a chuva cai em solo seco. Este cheiro almiscarado, orvalhado e complexo é produzido por rochas, argilas, minerais, bacterias, e outros componentes do solo mas principalmente é caracterizado pela presença de uma substância química que existe na terra (em praticamente todos os tipos de terra, do vaso de plantas do quintal até a mais densa floresta ou um terreno desértico) chamada Geosmina. Produzida por uma bactéria a geosmina também está presente em alguns alimentos como algumas raízes, alguns chás, peixes o que explica o gostinho de terra que sentimos em alguns alimentos específicos como por exemplo a beterraba ou Pu'erh teas.
Estes componentes não apresentam risco para nós, ao contrário vêm sendo objeto de estudos e já foram comprovados alguns de seus benefícios na medicina.
Nos dias de chuva, este aroma se ativa junto com outros óleos voláteis expelidos por algumas espécies de vegetação e plantas acomodados no solo e aromatizam o ambiente intensamente.
Enfim, sentimos um aroma profundo e penetrante.
Você já sentiu alguma vez o Petrichor?

PETRICHOR - cheiro de chuva, cheiro de terra molhada, cheiro de floresta , aroma da terra.