top of page
Buscar
  • Foto do escritorGan tea

Origens

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Gan. Uma palavra. Muitos significados. 

Muitas pessoas querem saber o significado da palavra Gan.


São muitos, especialmente se considerarmos as diversas línguas e culturas ao redor da Terra.

Logo de cara, se pedirmos ajuda para o tradutor online, encontraremos a sugestão da origem Lituania, onde se fala o Letão, "considerada por alguns linguistas como uma das línguas indo-europeias com maior número de elementos e estruturas conservadoras" (Wikipidia). Em letão Gan significa "ambos".


Agora vamos dar uma olhada na história,

mais precisamente no "Jardim do Éden". 

"O Jardim do Éden, do hebraico Gan Eden, גן עדן, é o local onde ocorreram os eventos narrados no Livro do Génesis (Gen., 2 e 3), onde é narrada a forma como Deus cria Adão e Eva, planta um jardim no Éden (a oriente), e indica ao homem que havia sido criado, para o cultivar e guardar." (Wikipidia)


Isso mesmo, a forma como se pronuncia em hebraico "גן" é Gan, que quer dizer "jardim".

A historia conhecida a milhares de anos inspira até hoje inúmeros artistas a buscarem a localização do Jardim perdido e a reconciliação com o Paraíso.


Na China, lugar de origem do chá, Gan é o nome de uma das principais subdivisões do chinês falado e um membro da família sino-tibetana de idiomas. Existem vários dialetos do Gan, um dos principais é o dialeto de Nanchang. As pessoas que falam Gan estão concentradas na província de Jiangxi, no noroeste de Fujian e em partes de Anhui e Hubei. 


A província de Jiangxi, que deu origem ao nome, também é cortada pelo Rio Gan, do sul ao norte aonde ele desagua no Poyang Lago, o maior lago de água doce da China.


Mas o significado que mais gostamos até hoje é o da percepção do sabor gan, "甘" que em mandarim e no universo de estudos do paladar e dos chás quer dizer simplesmente "doce".

Então foi da China que veio a nossa inspiração!? Faria todo o sentido mas na verdade não...


O nome Gan da empresa veio diretamente da Índia, de uma abreviaçao para homenagear a deidade "Ganesha", um dos mais conhecidos deuses do hinduismo, primeiro filho de Shiva e Parvati também conhecido como o

menino-elefante, aquele que protege os lares e o que destrói os obstáculos. 

Gan significa grupo.


O universo é um grupo de átomos e energias diferentes. Para o hinduismo, o Senhor de todos esses grupos de átomos e energias é Ganesha. 


Ele é considerado a consciência suprema que penetra em tudo e traz ordem neste universo.

Então, a primeira inspiração para Gan tea surgiu do contato íntimo que os seus criadores tem com o universo da Yoga. Ao longo do processo os outros significados foram se revelando, os encontrando e trazendo para a marca sempre uma boa energia e boas surpresas e cada vez mais a certeza de que trabalhar com o conceito de Cultura Blend é apenas uma das incontáveis maravilhas e privilégios que o chá proporciona.



558 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Risoto florestal : chá preto com cogumelos.

INGREDIENTES: 2 xícaras (chá) de arroz arbório 2 xícaras (chá) de shitake picado (400 g) 1,5 litro de chá preto infusionado (1 litro chá preto shimada/ 500 ml lapsang souchong) ½ cebola picada 1 xíca

bottom of page