top of page
Buscar
  • Foto do escritorGan tea

INSIGHTEA. cultura blend. chás no Rio.



Descobrimos no chá muito mais do que uma simples bebida, o vivenciamos como um caminho de conhecimento, uma arte e também uma iguaria milenar. No vasto mundo dos chás aprendemos algo novo a cada dia e sorvemos inspiração a cada gole como parte de nosso ritual cotidiano.  


O chá, originário das montanhas da China, foi se misturando ao longo dos séculos a outros povos e culturas, adquirindo novas e diferentes identidades e rituais. No Brasil, ganha uma vasta liberdade de expressão ao se misturar aos costumes e ingredientes locais. No Rio de janeiro por exemplo, a planta nativa da América do Sul, Ilex Paraguarienses mais conhecida como erva-mate faz sucesso na versão tostada e gelada, muitas vezes misturada com frutas cítricas como o limão e pode facilmente ser encontrada como opção de 'chá' da casa nos estabelecimentos cariocas.


Na verdade o mate dentro do gigante mercado do chás é considerado uma infusão herbal, assim como a erva-doce, o capim-limão, a camomila etc... e o status de chá é reservado apenas as folhas provenientes da planta Camellia Sinensis. Mas para nós cariocas, mate é algo iniciático, super sagrado e aprendemos a apreciá-lo desde bem jovens ainda aos cuidados de nossas mães, tias e avós. Sempre é possível encontrar aquele mate especial do tipo "feito em casa" por aqui.


Gostamos de consumi-lo bem gelado, puro ou acompanhado de suco de limão,  e normalmente já vem adoçado. Sério?!!! é sério! Para todos os experts em chás e provavelmente todos os orientais  é uma heresia! E se tratando de chás Origem, precisamos concordar afinal, chá é algo naturalmente perfeito. Existem muitos, mas são muito poucos ainda se comparados a maioria os que se permitem explorar as sutilezas e complexidade do chá ou das infusões de forma pura, mas a notícia boa é que está tudo certo!


Chá é algo versátil, que absorve e se harmoniza muito bem com a cultura local! Os Ingleses, indianos, turcos e os russos que o digam... então, se para a maioria dos brasileiros sim, a vida é mais feliz doce, por que não aproveitar? Damos preferência ao mascavo, o demerara, o cristal orgânico, o melado, pedaços de cana, açucar de beterraba ... mas a preferência da maioria é pelo doce sim , com a alegre desculpa de que  o carioca corre atrás do prejuízo de uma forma ou de outra , prefere correr, remar, pedalar, nadar, escalar, malhar, patinar, surfar, meditar.... Tudo tranquilo, acha um jeito de compensar... afinal como já ouvi dizer algumas vezes nas praias daqui  "o que se leva da vida é a vida que se leva" e quem é que não quer mais um motivo para aproveitar o visual deslumbrante da cidade.


Enjoy your tea! Bons chás!!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Risoto florestal : chá preto com cogumelos.

INGREDIENTES: 2 xícaras (chá) de arroz arbório 2 xícaras (chá) de shitake picado (400 g) 1,5 litro de chá preto infusionado (1 litro chá preto shimada/ 500 ml lapsang souchong) ½ cebola picada 1 xíca

bottom of page