top of page
Buscar
  • Foto do escritorGan tea

Long jing: um chá histórico!

Atualizado: 15 de mai. de 2019

Longjing ou Lung Ching é um dos mais famosos e renomados chás Chineses,

com milhares de anos de história e mencionado no antigo e primeiro livro dedicado ao chá, Cha-jing, The Classic of Tea by Lu Yu. Ainda hoje, este singular chá verde é protegido pela lei Chinesa como um produto alimentício de extrema relevância em sua cultura. Com o status de PGI (o equivalente ao italiano DOCG para vinhos), toda a sua produção, da colheita até o empacotamento deve ser realizado nos métodos tradicionais em sua província de origem.




O nome de Longjing era bem conhecido durante a Dinastia Qing. Reza a lenda que durante a Dinastia Qing, o Imperador Qing-Long visitou a Montanha Shi-Feng e foi servido com o chá Longjing.


Ele ficou muito impressionado com sua aparência bonita, fragrância elegante e sabor suave. O monge que serviu o chá, o levou para visitar seu jardim, aonde naquele momento, haviam 18 árvores de chá plantadas. Enquanto ele estava brincando e colhendo as folhas de chá, notícias urgentes chegaram dizendo que sua mãe estava doente e que ele precisaria retornar imediatamente ao palácio.


Durante sua visita, a sua mãe pode perceber o cheiro das folhas de chá que ele manteve em seu bolso e ficou curiosa para saber do que se tratava. Sem pensar, ele serviu o chá para sua mãe, e ela gostou muito de seu sabor agradável e passou a consumi-lo várias vezes ao dia. Em pouco tempo, sua doença foi curada e o  Imperador ficou muito grato ao chá e ao Monge e  concedeu a aquelas 18 árvores de chá, o título de Árvores de Chá Imperial.


Desde então, Longjing tornou-se um famoso chá tributo, para homenagear aos Imperadores.


Perfil:

Tipo: chá verde

Origem: China, Zheijiang, Xi Hu

Aparência: folha seca lisa, flat, comprida e bem chapada, 

cor verde-oliva com reflexos claros.

Aroma: vegetal, herbal, levemente cozido, como castanhas, doce

Paladar: inconfundível de castanhas cozidas, nozes, vegetal

e levemente adocicado, tipo fava de baunilha natural.

Liquor: amarelado brilhante, dourado claro.


Preparo:

Quantidade: entre 2 a 3 gramas por pessoa ou xícara (150 a 300 ml).

Temperatura: 80ºc

Tempo de infusão: 3 minutos


Enjoy your tea! Bons chás!

703 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Risoto florestal : chá preto com cogumelos.

INGREDIENTES: 2 xícaras (chá) de arroz arbório 2 xícaras (chá) de shitake picado (400 g) 1,5 litro de chá preto infusionado (1 litro chá preto shimada/ 500 ml lapsang souchong) ½ cebola picada 1 xíca

bottom of page